Skip to content

Parabéns, Maria Olívia da Silva!

28/02/2009

A mulher mais velha do Brasil (129 anos!) faz aniversário hoje. Ela mora aqui no Paraná, em Astorga.

Mas a notícia de verdade é o texto dessa notícia aí em cima no G1. No portal, a Sra. Maria Olívia seria a mulher mais velha do Brasil… Seria?! Como assim? Seria por quê? Tem alguém mais velho(a) que ela?! A data de nascimento dela, exibida no próprio portal, não está certa?!

Só o que quero saber é: por que raios não usar “Maria Olívia é a mulher mais velha do Brasil”? É feio usar o tempo verbal correto? Não dá o tom certo pra notícia? E que tom seria esse? De estupidez, de burrice, de quem quer mostrar serviço e faz (desculpem o termo) cagada?

Sei bem que os portais de notícia atualmente fazem muitas besteiras; o Kibeloco e outros blogs de humor não me deixam mentir. Mas peralá! Só porque o estagiário tá cuidando do portal, isso significa que não há necessidade de passar por um revisor?!

Pelamordedeos! Os alunos da rede pública de ensino aprendem português com base nesses textos! As pessoas que leem esses portais de notícias todos os dias vão acabar achando que é assim que tá certo, só porque unzinho lá quis tentar falar bonito e (desculpem o termo novamente) cagou bonito!…

O trabalho de revisor é árduo (posso garantir, sou revisora!), não paga bem (garanto!), mas rende muitas risadas. E, por mais caro que possa ser para a Folha, o G1, o Estado e outros mini-periódicos que quase não vendem exemplares, quase não têm leitores, o revisor é um mal necessário.

Não que eu não cometa erros, todos cometemos, mas quando estou trabalhando, sou profissional ao máximo, a ponto de ter uma gramática e TRÊS (sim, isso mesmo, zero-três) dicionários grudados ao computador 24 horas por dia!

Se eu tenho três dicionários e uma gramática (além dos milhares de livrinhos sobre português, como escrever bem, etc. etc. que ficam aqui na estante ao lado), será que a globo não pode comprar uns livrinhos pro portal deles?

Globo, fikdik – num bom internetês, que é pros seus estagiários miguxos entenderem a linguagem!

UPDATE:

E pra vocês verem nossos analfabetos funcionais em ação, entre eles deve ter uns estagiotários miguxos do G1, vejam os seguintes sites:

Pérolas religiosas

Blog do Cardoso – Jesus Cristo era Gay?

Contraditorium – Canibal Holocaust: blogueiro comendo blogueiro

Contraditorium – Campanha Contraditorium de concientização de tubérculos

Eu si divirto cum os adsurdo!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: